domingo, 15 de março de 2009

Nepals em Estudo na Quarta Colônia de Imigração Italiana

O que o NEPALS estuda?


Um dos focos do NEPALS são as Agroindústrias familiares da Quarta Colônia de Imigração Italiana que compôem a REDE DA CASA.


O que é REDE DA CASA?

A REDE DA CASA é uma associação de agricultores, que atualmente é composta por 14 unidades de processamento de produtos de origem animal e vegetal, fundada em 2007 e que tem como objetivo primordial realizar ações voltadas para a qualificação dos produtos comercializados, bem como buscar práticas alternativas para atender a legislação sanitária vigente, produzindo bens de consumo sustentáveis nas três esferas: ambiental, social e econômica.


Onde se localiza a Quarta Colônia de Imigração Italiana?

Na região Central do Rio Grande do Sul , sendo composta pelos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, RS. Brasil (ver Figura)




Quais são as Agroindústrias Familiares Estudadas?
1- AGROINDÚSTRIA DELÍCIAS DE IVORÁ – IVORÁ
2- AGROINDÚSTRIA IRMÃOS GIACOMINI LTDA - SÃOJOÃO DO POLÊSINE
3- AGROINDÚSTRIA IRMÃOS ROSSATO - NOVA PALMA
4- AGROINDÚSTRIA M. LÖBLER – DONA FRANCISCA
5- AGROINDÚSTRIA MEL SHÜLLER – AGUDO
6- PADARIA BISOGNIN – FAXINAL DO SOTURNO
7- PRODUTOS COLONIAIS CERVO – FAXINAL DO SOTURNO
8- PARLACTO – INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS- PINHAL GRANDE
9- CANTINA DAL PINO – PINHAL GRANDE
10- CANTINA VÔ BEPI - SÃO JOÃO DO POLÊSINE
11- LICORES SABOR DO VALE – VALE VÊNETO – FAXINAL DO SOTURNO
12- VINHOS IRMÃOS SIMONETTI – IVORÁ
13- SAZIARE PRODUTOS COLONIAIS - RESTINGA SECA
14- Outras...


No campo prático, o que acontece?


O Nepals trabalha com a realidade das Agroindústrias Familiares Rurais, fazendo diagnásticos, um trabalho participativo envolvendo o acompanhamento nas formas de organização da REDE DA CASA envolvendo os mais diversos profissionais num enfoque multidisciplinar e Interdisciplinar....


O que aconteceu nos últimos tempos?



O grupo NEPALS juntamente com o apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) coletaram amostras de água nos diferentes pontos das AFRs. Além disso, promoveu mais o contato do Agricultor com os estagiários da UERGS (do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria).
O Nepals está estudando a realidade das Agroindústrias Familiares Rurais (AFRs) tentando ajudar o agricultor a encontrar uma melhor forma de tratar os resíduos da Agroindústrias familiares, bem como conhecer as suas realidades, em prol do crescimento de ambas as partes.


Algumas Fotos: