quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto Erosão Cultural Alimentar conclui primeira fase

Nesta última terça feira pela manhã, foi apresentado o projeto "Os desafios da Erosão Cultural Alimentar: ações de aprendizado em escolas urbanas e rurais da região centro do estado RS", para a prefeitura municipal de Novo Cabrais, que ficou muito motivada pelo trabalho, visto que existem ações em prol da segurança alimentar no município sendo esta última ação para conclusão da primeira fase do projeto.
No encontro estavam presentes Angela Pereira extensionista da emater regional de santa Maria, Fernanda Venturini bosista do projeto, o prefeito municipal, a extensionista da emater local, secretário da educação e ainda a equipe da escola Escola Muninicipal de Ensino Fundamental José Escortegâne, onde será executado o projeto. Após a explanação sobre o sobre o projeto foi realizado um planejamento das oficinas até o fim do ano. A equipe do projeto ficou muito satisfeita com a recepção do projeto e a abertura para os trabalhos que envolvem segurança alimentar.
Pela tarde foi realizada a apresentação do projeto para a secretaria de educação de Faxinal do Soturno. após a explanação sobre o projeto, e a reflexão em torno do processo de erosão cultural alimentar que vivemos, foram planejadas as agendas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Copetti receberá o projeto em faxinal do soturno, onde já existe um trabalho que busca resgatar a gastronomia local, são ações dentro do projeto escola ativa, o projeto que o Nepals propõe vem a complementar o que já existe trazendo reflexões sobre o processo de erosão cultural alimentar levando da teoria a prática através de oficinas sobre hábitos alimentares e o que envolve o processo de alimentação.
Com estes dois últimos contatos em escolas foi concretizada a primeira etapa do projeto, estando com abrangência em sete municipios, sendo eles: Capão do cipó, Toropi, Santa Maria, Faxinal do Soturno, Novo Cabrais, Canguçu e Piratini. Em cada um destes municipios foi determina uma escola onde serão realizadas oficinas com os alunos, professores e grupo de mulheres das localidades próximas a escola.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nepals em Ação com projetos na metade sul




As equipes dos projetos "O desafio da Erosão Cultural Alimentar: Ações de Aprendizado social nas escolas urbanas e rurais da região central do RS" e "Preservação e Reprodução de Sementes Crioulas em Assentamentos de Reforma Agrária do Rio Grande do Sul", as quais estiveram no inicio do mês no município de Pedras altas e Aceguá, para apresentação dos projetos nas escolas dos assentamentos de Gloria em Pedras Altas e assentamento Jaguarão em Aceguá, onde os projetos serão executados e terão apoio logístico da equipe da Cooperativa de Prestação de serviços Técnicos em assentamento de reforma agrária - COPTEC, a qual se mostrou muito receptora aos trabalhos. Devido ao mal tempo não houve possibilidade de chegar nas escolas, assim foram realizados foram encaminhados através da COPTEC os contatos com as escolas e as oficinas ficaram para a primeira semana de setembro.
Em Pedras Altas, segundo a COPTEC, tem-se uma realidade interessante, onde em torno de 40% dos cidadãos do município são assentados e trabalham significativamente com a produção de alimentos para subsistência com uma matriz produtiva baseada na pecuária leiteira e ovinocultura. Muitos comercializam seus produtos na sede do município diretamente com o consumidor final, como observamos (foto). Neste contexto os projetos vem a contribuir muito com o desenvolvimento local, no resgate a sementes crioulas e a cultura alimentar local retomando hábitos e práticas de produção e processamento.
Em aceguá a matriz produtiva também é baseada na pecuária leiteira, a produção para subsistência não é tão intensa, mas existe fomento por parte da equipe para a produção familiar principalmente com o objetivo de aproveitar a oportunidade de ofertar para merenda escolar.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Somar

Programa SOMAR - Programa Sistema de Orientação e Mobilização Assistida com Responsabilidade Técnica é uma ação de extensão, coordenada pelo Professor Paulo Roberto Cardoso da Silveira do grupo Nepals. Os recursos advém de convênio entre INCRA e UFSM, visando assessorar o programa Terra Sol, lançado pelo INCRA em 2004 para apoiar processos de agroindustrialização e comercialização das matérias-primas dos assentamentos de reforma agrária do rio grande do sul.




O Programa SOMAR atua nas áreas de qualificação dos projetos agroindustriais, no controle de qualidade e ambiental, gestão estratégica e administrativa, no apoio na comercialização e marketing, além de investir na formação continuada dos agricultores(as) gestoras e operadoras dos empreendimentos e agentes de desenvolvimento envolvidos na consolidação dos empreendimentos. Trata-se de uma equipe de profissionais de diversas áreas, além de bolsistas de graduação e pós-graduação. Busca-se contribuir para criar meios para o desenvolvimento sustentável e a qualificação da reforma agrária no Brasil ao apoiar organizações de agricultores assentados.