quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ações do projeto erosão cultural alimentar em 2011.




No ano de 2011 o Programa: O Desafio da Erosão Cultural Alimentar: Ações de aprendizado social nas escolas urbanas e rurais da região central do RS, atuou nos seus três focos: escolas urbanas, escolas de asssentamentos da reforma agrária e escolas rurais de comunidades da agricultura familiar. O público envolvido neste contexto foram alunos, professores e grupo de mulheres, sendo este último somente no meio rural.

Os municípios de atuação foram: a escola urbana de Santa Maria, as escolas rurais de aaaaaaaaaa Toropi, Faxinal do Soturno e Novo Cabrais e nos assentamentos de Aceguá, Piratini, Pedras Altas, Canguçu e Capão do Cipó.

A primeira etapa de apresentação do projeto visava a explicação das ações por meio de espaços de discussão, oficinas pilotos ou seminários, além do planejamento e agendamento para os próximos encontros, foi concluída. Logo se pode perceber as diferentes realidades encontradas, tanto em número de pessoas, quanto as práticas e valores locais, necessitando-se uma maior atenção para as ações propostas.

A próxima etapa constitui-se da aplicação de oficinas em diferentes locais, para a geração de materiais didáticos a fim de que a escola possa trabalhar a questão da erosão cultural alimentar com a sua comunidade escolar, sendo esta uma das perspectivas para 2012. As oficinas tiveram o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar a respeito do tema, expondo a problematização da erosão alimentar e as alternativas de resgate, bem como levantar dados sobre a realidade alimentar de cada região.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nepals em debate



No dia 21 de março estaremos inaugurando o espaço “NEPALS em Debate”, promovendo uma atividade conjunta dos eixos “Construção Social dos Mercados” e “Alimentação e Cultura”, onde teremos a participação da nossa colaboradora Gisele Martins Guimarães, professora da UERGS, a qual recentemente defendeu tese no PGDR-UFRGS sobre o processo de desenvolvimento da quarta colônia. Neste espaço, a convidada abordará os esforços de construção social dos mercados envolvendo a gastronomia e a produção artesanal de alimentos.


O encontro ocorrerá às 18 horas no auditório do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria, segundo andar do prédio 44.

A sua presença é indispensável.