domingo, 6 de maio de 2012

Nepals em ação em Jaguari/RS



No dia 05 de abril de 2012, as turmas da disciplina de extensão e comunicação dos cursos de agronomia,  engenharia florestal, e da disciplina de gestão ambiental do curso de zootecnia participaram de ações voltadas a organização de apicultores e dos jovens rurais no município de Jaguari, na localidade de Ijucapirama.
Pela manhã foram realizadas encontros dinâmicos com os 80 jovens da escola da localidade de Ijucapirama,  com o objetivo de fazer reflexões sobre a permanência ou não do jovem no meio rural. Durante  as discussões os grupos debateram as condições de moradia, laser, cultura, educação e informação existente atualmente no meio rural o que tem levado ao êxodo da juventude, deixando o campo, envelhecido e ainda masculinizado, pois as meninas sentem mais dificuldades do que os rapazes em ficar no meio rural. Pautas neste sentido foram postas em discussão durante esta manhã de desafios tanto para os jovens quanto para a equipe, de trabalhar um tema tão polemico no atual contexto do rural. 
 
Alguns pontos que merecem destaque como resultado interpretativo da discussão apontados pelos acadêmicos e equipe:
*relação de não permanência, em função da desvalorização da profissão no meio rural,
* tendência a exaltação do urbano;
* falta de valorização e vergonha da sua cultura e modo de vida agrícola;
* falta de incentivos dos  pais e da comunidade para permanecer no meio rural, procurando estratégias de sobrevivência, com diversificação e auxilio de novas tecnologias;
 
Durante a manhã o prof. Paulo Silveira, o doutorando Paulo Deon e acadêmicos de agronomia e zootecnia reuniram com uma organização formalizada de apicultores com o objetivos de elencar as prioridades de ação da organização, juntamente com representantes da secretaria de agricultura de Jaguari e IFF_Jaguari, os quais foram agentes importantes neste processo.
Pela tarde foram realizadas visitas em propriedades da localidade com o objetivo de trocas de experiências entre acadêmicos e agricultores. Foram visitadas propriedades de diversas com atividades relacionadas a produção de rapadura, embutidos, mel, cachaça, piscicultura. Esta interação entre teoria e prática proporcionada pelas saídas a campo é tão benéfica aos acadêmicos que carecem de práticas quanto as comunidades locais que sentem-se mais valorizadas pelo segmentos urbanos.