terça-feira, 22 de junho de 2010

Alimentação contemporânea

O que escolhemos para comer diz muito sobre quem somos, sobre nossa posição social e sobre nossas preferências estéticas, afirma Rafinha Bastos (CQC) no programa que vai ao ar às 22 horas do dia 22 de Junho de 2010 na Band. O programa denominado “A liga” fala um pouco sobre a alimentação no mundo contemporâneo.


Michel Pollan autor de um dos cinco melhores livros de não-ficção em 2007 pela The New York Times replica uma frase famosa de Wendell Berry que diz: “Comer é um ato agrícola”. Pollan ainda complementa, é também um ato ecológico, além de um ato político.


Entre essas e outras, Pollan começou sua investigação que Resultou no Livro “O Dilema do Onívoro” com tal interrogação: “O que devo comer?” ou ainda “ O que estou comendo?” e “de onde isso veio?”.


Na página 25 de seu livro adverte: Há muito tempo, um comedor não precisaria de um jornalista para responder a essas perguntas. O fato de hoje em dia recorrerem a ele com tanta freqüência oferece um ótimo ponto de partida para chegar a uma definição de comida industrial: toda comida cuja proveniência é tão complexa e obscura que exige e ajuda de um especialista para determinar de onde ela veio.


Entre comer e viver. Assistam.

Nenhum comentário: