sexta-feira, 10 de junho de 2011

Grupo NEPALS atua em Capão do Cipó - RS


Nos dias 01 e 02 de Junho de 2011, membros do grupo NEPALS estiveram nos assentamentos de reforma agrária do município de Capão do Cipó realizando várias atividades de extensão:

a) No dia 01, pela manhã, Cícero Genro e Vilson Flores dos Santos estiveram reunidos com o grupo gestor do moinho colonial localizado no assentamento Santa Rita; o encontro faz parte de atividade do Programa SOMAR, assessoria da UFSM ao INCRA-RS, na implantação do Programa Terra Sol, o qual promove a agroindustrialização de matérias-primas de origem animal e vegetal nos assentamentos de reforma agrária. O objetivo da reunião foi verificar as condições para entrar em funcionamento o referido moinho, sendo abordado o licenciamento ambiental e sanitário, a necessidade de oficina junto a operadores, aprofundando a sua capacitação, o planejamento da matéria-prima e a necessidade de esforço de gestão, realizando-se oficinas da equipe SOMAR;

b) No dia 01, pela tarde, Cícero Genro e Vilson Flores dos Santos participaram de reunião do grupo gestor do Plano de compensação ambiental de Capão do Cipó, onde debateu-se a continuidade das atividades; os membros do NEPALS apresentaram proposta de implantação de unidades experimentais em cinco lotes, envolvendo a introdução de Acácia Negra com capim aruana e com campo nativo; foi definido o apoio da prefeitura na viabilização dos investimentos necessários para esta implantação, ficando a equipe SOMAR de viabilizar plano técnico de implantação, verificando quantidades exatas de mudas, sementes e insumos necessários e formas de ação; debateu-se futuras ações a serem realizadas;

c) Dia 02, pela manhã, o prof. Paulo Silveira, coordenador do NEPALS, esteve reunido com grupo gestor da futura agroindústria de processamento de mandioca do assentamento Nova Esperança; o prof. Paulo esteve acompanhado de Cícero Genro e Vilson Flores dos Santos, além do arquiteto Bruno Cerezer, membro do Programa SOMAR; Apresentou-se as plantas das instalações da unidade de processamento de mandioca, abóbora e batata-doce e a fábrica de ração que deverá se utilizar dos resíduos do processamento, visando fornecer ração para gado leiteiro; com participação da ATES e do Vice-prefeito, debateu-se o projeto e definiu-se que a partir de agora, a prefeitura intensifica os contatos com Brasília a fim de captação de recursos, a ATES busca organizar a produção e o SOMAR busca aperfeiçoar o projeto com as estimativas de custos, receitas e investimentos;

d) No dia 02, parte da tarde, o prof. Paulo Silveira participou com a Drª em Educação, Venice Grigs, servidora da UFSM, de atividade na escola Chico Mendes no assentamento Sepé Tiarajú; acompanharam a atividade, a agrônoma Tanise da Silva, mestranda em Extensão Rural e os bolsistas Proext\MEC, André e Francieli, acadêmicos de Agronomia; além do eng. Agrícola Paulo Righes dos Santos, bolsista de pesquisa CNPq, Cícero Genro e Vilson Flores dos Santos; Neste espaço, apresentou-se dois projetos de extensão a serem efetivados na escola: “Núcleo de Preservação e Reprodução de Sementes Crioulas em Assentamentos de Reforma Agrária”, coordenado pelo Prof. Paulo Silveira, financiado com recurso do Ministério da Educação e com parceria do Grupo de Agroecologia Terra Sul da UFSM; e “O Desafio da Erosão Cultural Alimentar: Ações de aprendizado social nas escolas urbanas e rurais da região central do RS”, coordenado pelo prof. Paulo e com recurso do FIEX\UFSM. As atividades envolveram os professores, os alunos e pais, onde retirou-se futuras ações a serem realizadas na escola, destacando-se a implantação de uma horta ecológica e uma unidade experimental com variedades de milho crioulo, além de oficinas que abordarão a qualidade da água e a relação entre alimentação e saúde.

Assim, o NEPALS continua sua caminhada de cumprir sua função maior de disseminar o conhecimento gerado na Universidade em benefício do enfrentamento de problemas sociais relevantes. Agora será realizada reunião com Prefeitura municipal, visando obter apoio no atendimento das demandas identificadas. Destaca-se a forma interdisciplinar de ação e a construção coletiva coma a participação da comunidade em toda fase do processo de interação.

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