quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nepals em Ação com projetos na metade sul




As equipes dos projetos "O desafio da Erosão Cultural Alimentar: Ações de Aprendizado social nas escolas urbanas e rurais da região central do RS" e "Preservação e Reprodução de Sementes Crioulas em Assentamentos de Reforma Agrária do Rio Grande do Sul", as quais estiveram no inicio do mês no município de Pedras altas e Aceguá, para apresentação dos projetos nas escolas dos assentamentos de Gloria em Pedras Altas e assentamento Jaguarão em Aceguá, onde os projetos serão executados e terão apoio logístico da equipe da Cooperativa de Prestação de serviços Técnicos em assentamento de reforma agrária - COPTEC, a qual se mostrou muito receptora aos trabalhos. Devido ao mal tempo não houve possibilidade de chegar nas escolas, assim foram realizados foram encaminhados através da COPTEC os contatos com as escolas e as oficinas ficaram para a primeira semana de setembro.
Em Pedras Altas, segundo a COPTEC, tem-se uma realidade interessante, onde em torno de 40% dos cidadãos do município são assentados e trabalham significativamente com a produção de alimentos para subsistência com uma matriz produtiva baseada na pecuária leiteira e ovinocultura. Muitos comercializam seus produtos na sede do município diretamente com o consumidor final, como observamos (foto). Neste contexto os projetos vem a contribuir muito com o desenvolvimento local, no resgate a sementes crioulas e a cultura alimentar local retomando hábitos e práticas de produção e processamento.
Em aceguá a matriz produtiva também é baseada na pecuária leiteira, a produção para subsistência não é tão intensa, mas existe fomento por parte da equipe para a produção familiar principalmente com o objetivo de aproveitar a oportunidade de ofertar para merenda escolar.


Nenhum comentário: