quarta-feira, 18 de maio de 2011

As futuras ações de pesquisa e extensão

Outro ponto importante do 1º seminário sobre Erosão Cultural Alimentar foi a busca de articulação entre as diferentes instituições envolvidas, principal objetivo de existência do NEPALS. Foram apresentados diversos projetos em andamento para conhecimento dos participantes do encontro, visando identificar as possíveis sinergias.

- Programa “O desafio da erosão cultural alimentar: espaços de aprendizagem em escolas urbanas e rurais”, ação de extensão coordenada pelo prof. Paulo Silveira e a pedagoga Venice Grings, servidora da UFSM, coordenadora da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais e do Núcleo de Educação Sócio-ambiental da UFSM. Este programa visa realizar oficinas em escolas urbanas de Santa Maria, de comunidades rurais de agricultura familiar e em assentamentos de reforma agrária, onde serão abordados temas relativos às transformações na alimentação e seus impactos sociais, na saúde, na cultura e no meio-ambiente. Busca-se promover nas comunidades escolares envolvidas ações de melhoria da alimentação, via esclarecimentos sobre os fundamentos da nutrição, relação alimento-saúde e re-aproveitamento de alimentos. Também, será este programa um instrumento para produção de materiais didáticos sobre educação alimentar.

- Programa de implantação da Rede Terra Sul de Agroecologia, trata-se de ação de pesquisa, financiada pelo CNPq, desenvolvida em parceria entre GATs e NEPALS, coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Neumann, tendo como objetivo fundamental a construção de uma rede de agroecologia no território centro do estado, através de processo de sistematização de experiências em agroecologia e na formação de agricultores, extensionistas, acadêmicos e outros agentes de desenvolvimento rural. Este projeto tem a parceria fundamental com IFF e EMATER-RS.

- Projeto “Núcleo de Preservação e Reprodução de Sementes Crioulas em Assentamentos de Reforma Agrária”, ação de extensão, financiada pelo edital PROEXT\MEC 2010, iniciada em março de 2011, coordenada pelo prof. Paulo Silveira e contando com a participação efetiva do GATs, o qual desenvolve trabalho fundamental na área de preservação e melhoramento de sementes crioulas de milho e feijão. Este projeto desenvolvido em cinco assentamentos, onde existem em implantação moinhos coloniais, objetiva realizar ações junto às escolas, visando despertar o interesse pelas sementes crioulas e promover iniciativas de resgate do patrimônio local e sua reprodução em unidades no espaço escolar, além de fomentar o plantio destas sementes junto aos lotes para que mais agricultores tenham acesso a estas sementes. Como resultado espera-se a criação de núcleos regionais de preservação e reprodução destas sementes, garantindo a continuidade do processo após a finalização do projeto.

- o projeto “Experiências Inovadoras em Extensão Rural na Agricultura Familiar na Região de Abrangência do Instituto Federal Farroupilha - Campus de São Vicente do Sul”, coordenado pelo prof. Gustavo Pinto da Silva do IFF-campus de são Vicente do Sul, ação de extensão que conta com recursos do edital PROEXT\MEC, 2010, já em andamento, visa sistematizar importantes experiências em desenvolvimento rural, destacando-se as áreas de agroindústria familiar rural, transição agroecológica, qualificação da bacia leiteira, segurança alimentar, constituição de redes de agricultores familiares e extensão rural participativa. Este projeto que conta com a inserção da EMATER-RS, através de seus escritórios central, regional e local, contribuindo com aporte metodológico e de membros da UFSM, foi considerado pelos participantes deste encontro como capaz de, em primeiro momento, servir de pano de fundo articulador das ações dos vários partícipes.

Assim, dia 09 de junho, na sede do IFF – Campus de São Vicente do Sul realizar-se-á nova reunião deste grupo de agentes vinculado ao NEPALS, onde serão definidas as formas de ação e as diferentes possibilidades de ação integrada.

Também, tirou-se os assentamentos de reforma agrária da região como área de abordagem preferencial e as ações relativas as oficinas de educação alimentar nas escolas urbanas e rurais como foco do grupo.

Como demanda futura ficou a definição das produções conjuntas a serem efetivadas, sejam artigos, projetos ou publicações de maior fôlego.

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