quinta-feira, 19 de maio de 2011

Turma de Zootecnia 2º semestre visita Assentamento ‘Conquista da Liberdade’ em Piratini - RS




A turma do 2º semestre de zootecnia da UFSM, visitou o assentamento Conquista da Liberdade situado em Piratini - RS para conhecer a realidade de um assentamento de 48 famílias com quase 20 anos de história. Assentados em uma área de aproximadamente 1000 há dada como improdutiva em um solo bastante pedregoso e raso.
Os alunos ouviram os integrantes do assentamento expor o histórico do assentamento, a dificuldade da conquista pela terra, e ficaram encantados pela simplicidade e ao mesmo tempo pela demonstração de conhecimento prático da principal atividade do assentamento, a atividade leiteira.
O almoço foi preparado no assentamento, uma refeição maravilhosa, somente com produtos orgânicos. Com certeza para muitos foi um dia diferenciado, pois conheceram uma realidade diferenciada da que mostra a mídia.
Durante a tarde os acadêmicos visualizaram o sistema voisin e posteriormente a agroindústria de beneficiamento de leite pasteurizado tipo C. No assentamento existe a cooperativa de produção agropecuária de Vista Alegre – COPAVA, a qual possui 17 famílias associadas e tem como carro chefe o beneficimento do leite. A cooperativa é hoje responsável por abastecer todo o mercado de leite pasteurizado tipo C no município de Piratini, estão ampliando a agroindústria e pretendem agregar mais valor ao leite processando outros derivados como queijos, doces e creme.
O assentamento Conquista da Liberdade trabalha com produção orgânica, em todos os vegetais que produz, onde o excedente da produção é comercializado em feiras do município, produtos como: hortifrutigranjeiros, sucos e geléias. Na pecuária leiteira estão tentando implantar a produção de leite orgânico. Hoje se utilizam de homeopáticos a base de ervas que eles mesmos produzem para o manejo dos animais.
O objetivo da visitada foi mostrar a produção leiteira, desde o sistema de produção, manejo até o processamento e ainda proporcionar uma vivência em assentamento de reforma agrária, conhecer sua racionalidade de trabalho e sua organização enquanto cooperativa. Bem foi 'realmente uma experiência interessante', salientaram alguns alunos.



Nenhum comentário: