domingo, 29 de maio de 2011

Diagnóstico da Bacia Leiteira de Cachoeira do Sul

No último dia 28 os acadêmicos do curso de Zootecnia do 4º semestre da UFSM, realizaram a última etapa á campo do diagnóstico sobre a bacia leiteira do munícipio de Cachoeira do Sul, foram visitadas propriedades das localidades de Três Vendas, Rincão dos Leiteiros, Capão da Cruz, Ferreira, Enforcados, Passo da Areia, Piquiri.
Nesta visita foram levantadas questões sobre o funcionamento da unidade de produção com o objetivo de diferenciar os produtores dentro da cadeia leiteira em micro regiões para futuramente facilitar o trabalho da secretaria de agricultura que pretente fomentar a produção leiteira do município.
Após o levantamento o grupo foi recepcionado na Escola Municipal Taufik Germano para um almoço regado a uma comida caseira com uma feijoada e belo carreteiro.
A partir de agora, os trabalhos partem para a organização destes dados coletados, onde o prof. Paulo Silveira ministrará a sistematização dos dados.
O grupo ficou muito satisfeito pela oportunidade deste aprendizado, de poder estar mais próximo da realidade que o mundo acadêmico por vezes não oferece.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Visita às propriedades leiteiras de Cachoeira do Sul



No último dia 7 a turma de zootecnia do 4º semestre, na disciplina de extensão e desenvolvimento rural, ministrada pelo prof. Paulo Silveira visitou o município de Cachoeira do Sul com o objetivo de conhecer as unidades de produção leiteira do município, e ainda e ainda colaborar com o diagnóstico da matriz leiteira do município o qual foi iniciado em 2010, por uma solicitação da prefeitura de Cachoeira do Sul ao prof. Paulo Silveira.

Inicialmente o grupo foi recepcionado pela equipe da secretaria da agricultura e interior com um café na Escola Municipal Taufik Germano, onde o secretário da agricultura, Neiron Viegas, salientou a importância da pesquisa para o município, no entendimento que a atividade leiteira deve ser mais assistida pelos agentes locais, por isto conhece-la é imprescindível.

A turma foi dividida em grupos e saiu a campo nas localidades de Rincão dos Leiteiros, Rincão dos Machados, Volta da Charqueada, Ferreira e Forqueta, veículos da prefeitura fizeram a distribuição dos acadêmicos, direcionando-os para as propriedades leiteiras com o objetivo de aplicar um questionário que trará os dados da produção leiteira do município.

Após as entrevistas o grupo retornou a escola onde o foi servido um almoço oferecido pela secretaria de agricultura e interior.

A próxima visita está marcada para o dia 28 de maio, onde será concluído o trabalho de campo e dando segmento ao estudo se organizará os dados coletados.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Turma de Zootecnia 2º semestre visita Assentamento ‘Conquista da Liberdade’ em Piratini - RS




A turma do 2º semestre de zootecnia da UFSM, visitou o assentamento Conquista da Liberdade situado em Piratini - RS para conhecer a realidade de um assentamento de 48 famílias com quase 20 anos de história. Assentados em uma área de aproximadamente 1000 há dada como improdutiva em um solo bastante pedregoso e raso.
Os alunos ouviram os integrantes do assentamento expor o histórico do assentamento, a dificuldade da conquista pela terra, e ficaram encantados pela simplicidade e ao mesmo tempo pela demonstração de conhecimento prático da principal atividade do assentamento, a atividade leiteira.
O almoço foi preparado no assentamento, uma refeição maravilhosa, somente com produtos orgânicos. Com certeza para muitos foi um dia diferenciado, pois conheceram uma realidade diferenciada da que mostra a mídia.
Durante a tarde os acadêmicos visualizaram o sistema voisin e posteriormente a agroindústria de beneficiamento de leite pasteurizado tipo C. No assentamento existe a cooperativa de produção agropecuária de Vista Alegre – COPAVA, a qual possui 17 famílias associadas e tem como carro chefe o beneficimento do leite. A cooperativa é hoje responsável por abastecer todo o mercado de leite pasteurizado tipo C no município de Piratini, estão ampliando a agroindústria e pretendem agregar mais valor ao leite processando outros derivados como queijos, doces e creme.
O assentamento Conquista da Liberdade trabalha com produção orgânica, em todos os vegetais que produz, onde o excedente da produção é comercializado em feiras do município, produtos como: hortifrutigranjeiros, sucos e geléias. Na pecuária leiteira estão tentando implantar a produção de leite orgânico. Hoje se utilizam de homeopáticos a base de ervas que eles mesmos produzem para o manejo dos animais.
O objetivo da visitada foi mostrar a produção leiteira, desde o sistema de produção, manejo até o processamento e ainda proporcionar uma vivência em assentamento de reforma agrária, conhecer sua racionalidade de trabalho e sua organização enquanto cooperativa. Bem foi 'realmente uma experiência interessante', salientaram alguns alunos.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

As futuras ações de pesquisa e extensão

Outro ponto importante do 1º seminário sobre Erosão Cultural Alimentar foi a busca de articulação entre as diferentes instituições envolvidas, principal objetivo de existência do NEPALS. Foram apresentados diversos projetos em andamento para conhecimento dos participantes do encontro, visando identificar as possíveis sinergias.

- Programa “O desafio da erosão cultural alimentar: espaços de aprendizagem em escolas urbanas e rurais”, ação de extensão coordenada pelo prof. Paulo Silveira e a pedagoga Venice Grings, servidora da UFSM, coordenadora da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais e do Núcleo de Educação Sócio-ambiental da UFSM. Este programa visa realizar oficinas em escolas urbanas de Santa Maria, de comunidades rurais de agricultura familiar e em assentamentos de reforma agrária, onde serão abordados temas relativos às transformações na alimentação e seus impactos sociais, na saúde, na cultura e no meio-ambiente. Busca-se promover nas comunidades escolares envolvidas ações de melhoria da alimentação, via esclarecimentos sobre os fundamentos da nutrição, relação alimento-saúde e re-aproveitamento de alimentos. Também, será este programa um instrumento para produção de materiais didáticos sobre educação alimentar.

- Programa de implantação da Rede Terra Sul de Agroecologia, trata-se de ação de pesquisa, financiada pelo CNPq, desenvolvida em parceria entre GATs e NEPALS, coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Neumann, tendo como objetivo fundamental a construção de uma rede de agroecologia no território centro do estado, através de processo de sistematização de experiências em agroecologia e na formação de agricultores, extensionistas, acadêmicos e outros agentes de desenvolvimento rural. Este projeto tem a parceria fundamental com IFF e EMATER-RS.

- Projeto “Núcleo de Preservação e Reprodução de Sementes Crioulas em Assentamentos de Reforma Agrária”, ação de extensão, financiada pelo edital PROEXT\MEC 2010, iniciada em março de 2011, coordenada pelo prof. Paulo Silveira e contando com a participação efetiva do GATs, o qual desenvolve trabalho fundamental na área de preservação e melhoramento de sementes crioulas de milho e feijão. Este projeto desenvolvido em cinco assentamentos, onde existem em implantação moinhos coloniais, objetiva realizar ações junto às escolas, visando despertar o interesse pelas sementes crioulas e promover iniciativas de resgate do patrimônio local e sua reprodução em unidades no espaço escolar, além de fomentar o plantio destas sementes junto aos lotes para que mais agricultores tenham acesso a estas sementes. Como resultado espera-se a criação de núcleos regionais de preservação e reprodução destas sementes, garantindo a continuidade do processo após a finalização do projeto.

- o projeto “Experiências Inovadoras em Extensão Rural na Agricultura Familiar na Região de Abrangência do Instituto Federal Farroupilha - Campus de São Vicente do Sul”, coordenado pelo prof. Gustavo Pinto da Silva do IFF-campus de são Vicente do Sul, ação de extensão que conta com recursos do edital PROEXT\MEC, 2010, já em andamento, visa sistematizar importantes experiências em desenvolvimento rural, destacando-se as áreas de agroindústria familiar rural, transição agroecológica, qualificação da bacia leiteira, segurança alimentar, constituição de redes de agricultores familiares e extensão rural participativa. Este projeto que conta com a inserção da EMATER-RS, através de seus escritórios central, regional e local, contribuindo com aporte metodológico e de membros da UFSM, foi considerado pelos participantes deste encontro como capaz de, em primeiro momento, servir de pano de fundo articulador das ações dos vários partícipes.

Assim, dia 09 de junho, na sede do IFF – Campus de São Vicente do Sul realizar-se-á nova reunião deste grupo de agentes vinculado ao NEPALS, onde serão definidas as formas de ação e as diferentes possibilidades de ação integrada.

Também, tirou-se os assentamentos de reforma agrária da região como área de abordagem preferencial e as ações relativas as oficinas de educação alimentar nas escolas urbanas e rurais como foco do grupo.

Como demanda futura ficou a definição das produções conjuntas a serem efetivadas, sejam artigos, projetos ou publicações de maior fôlego.

Algumas Considerações do 1º Seminário sobre Erosão Cultural Aimentar


Aconteceu na última quinta feira, dia 12 de Maio, o 1º Seminário sobre Erosão Cultural Alimentar e segundo encontro do NEPALS, reunindo membros do NEPALS e convidados, buscando dar uma abordagem teórica a um tema relevante para análise da alimentação contemporânea, proporcionando um olhar diferenciado sobre a relação entre as transformações dos hábitos e práticas alimentares e o patrimônio cultural dos grupos sociais rurais. Com o foco no rural e, fundamentalmente, nos agricultores familiares, objetivou-se estabelecer um processo de discussão que embase o planejamento de ações conjuntas de pesquisa e extensão junto à comunidade regional, envolvendo a UFSM, o Institututo federal farroupilha, campus de São Vicente do Sul e Julio de Castilhos, a EMATER-RS e o Grupo de Agroecologia Terra Sul- GATS.

O seminário iniciou com a exposição da Mestre em Extensão Rural Tatiana Balen, profª do IFF-Campus de Julio de Castilhos, resgatando o conceito estabelecido em 2005, em artigo publicado em co-autoria com o prof. Paulo Silveira, de Erosão Cultural Alimentar, como processo de perda gradativa do patrimônio cultural gastronômico das comunidades rurais, através da adoção de um padrão alimentar cada vez mais urbano e homogêneo. Tal erosão tem levado a mudanças nos hábitos e práticas alimentares e o conseqüente empobrecimento da dieta. Segundo Balen, como conseqüência do processo de globalização da vida social, vivemos uma cibernetização no meio rural e, assim, os agricultores estão tão urbanizados ao ponto de envergonharem de ofertar nas suas mesas alimentos que produzem e adotarem uma alimentação industrializada em detrimento de uma alimentação mais natural.

A palestrante colocou em discussão o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, onde o governo federal, através da CONAB adquire alimentos diretamente dos agricultores familiares e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, o qual define que 30% da demanda de estados e municípios deve ser atendida por produtos da agricultura familiar locais ou regionais. Para Balen, questiona-se até que ponto os produtores estão preparados para produzir alimentos requeridos por estes programas, já que cada vez mais tornam-se especializados em produzir comodities e tem abandonado a produção de alimentos para família. Alerta a expositora que tal carência de oferta pode trazer outro efeito perverso, caso de agricultores que se organizem para produzir objetivando o fornecimento para estes programas, centrando seu esforço em um alimento ou outro, sem significar melhoria na disponibilidade de alimentos para dieta familiar e nem uma diversificação da produção.

No debate, fica claro que ao longo da história da assistência técnica e extensão rural, os produtores foram estimulados a produzir o que era mais rentável e abandonar a diversificação de cultivos e criações, dando preferência para culturas com ‘mercado’ garantido como arroz, soja, suíno, aves, etc... Estes programas mencionados acima trazem uma possibilidade de renda para estas famílias, mas a problemática real é a dinâmica da agricultura familiar, cada vez mais voltada a abastecer as cadeias agroalimentares.


Alguns pontos importantes:

O [a]culturamento alimentar

Retoma-se alguns eixos como o do desenvolvimento local, onde a cultura tradicional alimentar tem sido considerada como um atraso, pois manter alguns hábitos culturais nos dias atuais não permitiria desenvolver-se tecnologicamente! Mas o prof. Paulo Silveira questiona quem é mais atrasado: o tradicional que é mais adaptado ao meio ou o tecnológico, colocado como moderno, que é fator de erosão agroecossistêmica e cultural?

Desenvolvimento sustentável segundo as nações unidas é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

É importante preservar a cultura alimentar como um recurso para o futuro, é neste sentido que se discute a homogeneização, a padronização, onde a ‘moda’ é ser igual, é in; o ‘ser diferente’, o ‘cultuar antigos hábitos’ , é out.

A participação da Emater compartilhando experiências vivenciadas pelas assistentes técnicas regionais Ângela Pereira e Marilene Ferreira no processo de resgate da cultura alimentar acrescentou a uma discussão teórica o cunho realista e prático, mostrando exatamente o quanto a cultura alimentar está se perdendo com a modernização, embora algumas etnias exaltem sua gastronomia, algumas práticas alimentares já não fazem mais parte de seus hábitos cotidianos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

1º Seminário de Erosão Cultura Alimentar

Dia 12 de Maio de 2011 no PPGExR-UFSM



Objetivo:

“Avançar no processo de discussão sobre a segurança alimentar e planejar ações conjuntas de pesquisa e extensão junto à comunidade regional”
09:00 - Resgatando a Erosão Cultural Alimentar - Mst.Tatiana Balem - IFF - Julio de Castilhos.

10:00 – Intervalo

10:15 - Apresentação do projeto de Extensão “O Desafio da Erosão Cultural Alimentar: Espaços de aprendizagem em escolas urbanas e rurais – Paulo Silveira
11:00 - Apresentação do trabalho em Segurança Alimentar – Marilene e Angela - Emater Regional Centro
11:30 - Planejamento de ações conjuntas
grupo 1: escolas urbanas - sala 5110 F (oficinas 1, 6 e 7)
grupo 2: escolas rurais - sala do residência (oficinas 2, 3 e 6)
grupo 3: escolas nos assentamentos - no auditório (4 e 5)

12:30 - Almoço

13:30 - Projeto CNPQ - Rede de Agroecologia - Paulo Silveira e GATS
13:50 - Projeto PROEXT- Sementes Crioulas – Bolsistas
14:10 - Projeto do IFF São Vicente do Sul - Proext - Paulo Deon
14:30 - Projetos do IFF - Julio de Castilhos – Tatiana Balen
14:50 - Plano de Restauração Ambiental – Cícero Genro e Paulo Righes

15:15 – Intervalo
15:30 - Planejamento de ações conjuntas – Encaminhamento de responsabilidades oficinas

Local: auditório do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural